Igreja Aliança Cristã e Missionária do Aeroporto
São Paulo - Brasil
The Christian and Missionary Alliance... all for Jesus
Leia aqui nossas reflexões semanais...
.
Home..
.
Quem somos..
.
Nossa marca..
.
Onde estamos..
.
Horários e Avisos..
.
Nossa Oração..
.
Álbum de Fotos..
.
Links & E-mails..
.
Palavra Pastoral..
.
Minuto Missionário..

Palavra Pastoral

Os Princípios da Reforma Protestante

O movimento chamado “reforma protestante” que se originou no século XVI, re-descobriu os princípios básicos da fé conforme crido e ensinado pelos apóstolos. Eles são aceitos ainda hoje pela igreja cristã, embora, às vezes, ficam esquecidos. Neste novo século, marcado por inúmeras inovações no meio religioso, é oportuno voltarmos nosso pensamento para os princípios estabelecidos pela reforma. Vejamos quais são:

SOLI GRATIA – Não podemos obter o perdão do pecado e a justiça diante de Deus pelos nossos próprios méritos, obras ou penitências, mas recebemos o perdão do pecado e nos tornamos justos diante de Deus pela graça, por causa de Cristo, mediante a fé, quando cremos que Cristo sofreu por nós e que por Sua causa o nosso pecado é perdoado e recebemos a justiça e a vida eterna.

SOLA SCRIPTURA – A escritura é a única fonte de revelação cristã. Somente a escritura pode dominar como Palavra de Deus na igreja, livre de qualquer submissão à tradição eclesiástica ou interpretação particular. Nossa teologia, nossas experiências religiosas, visões, sonhos e profecias não podem discordar daquilo que a Bíblia ensina.

SOLI DEO GLORIA – Somente Deus merece glória. Reconhecimento da sabedoria e do poder de Deus, sendo somente Deus e não líderes religiosos, honrado e adorado pelos cristãos.

O SACERDÓCIO DE TODOS OS CRENTES – A liberdade de todos os crentes comparecerem diante de Deus em Cristo, sem intermediários humanos privilegiados e sua chamada para serem transmissores da salvação e julgamento divinos. O pastor e o pregador diferem dos outros cristãos pela sua função e nomeação e não por seu status espiritual.

A SANTIDADE DE TODOS OS CHAMADOS E VOCAÇÕES – A rejeição das distinções entre o sagrado e o secular, considerando que todas as maneiras lícitas de ganhar a vida são vocações divinas. “As obras dos monges e sacerdotes, aos olhos de Deus, não são de modo algum superior ao trabalho do agricultor no campo, nem do serviço de uma mulher que cuida do seu lar”. (Lutero)

SOLI DEO GLORIA!

Pr. Marcos Tiburcio

Fonte: Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, 1990, vocábulo “protestantismo”


Índice

.
Acesso Rápido Departamento de Missões - Tiquico Online
Official C&MA web site (em inglês)
Official C&MA in Brazil web site (em inglês)