Igreja Aliança Cristã e Missionária do Aeroporto
São Paulo - Brasil
The Christian and Missionary Alliance... all for Jesus
Conheça aqui um pouco de nossa história e de quem somos...
.
Home..
.
Quem somos..
.
Nossa marca..
.
Onde estamos..
.
Horários e Avisos..
.
Nossa Oração..
.
Álbum de Fotos..
.
Links & E-mails..
.
Palavra Pastoral..
.
Minuto Missionário..

Quem somos

História de A.B.Simpson

Albert B. Simpson nasceu no dia 15 de dezembro de 1843 no Canadá. Foi o quarto filho de uma família de 9 filhos. Nasceu em um lar puritano, onde a disciplina era severa e todos freqüentavam a Igreja Presbiteriana em Ontario. Como a cidade onde estava a Igreja ficava à 15 Km, muitas vezes eles faziam culto doméstico.

Albert se converteu quando já era jovem, por ocasião de quase um afogamento. Seu pai havia decidido que Howard, seu irmão mais velho, seria pastor. Albert também tinha esse desejo profundo e pediu ao pai para que ele também pudesse se preparar. Então seu pai contratou um pastor que ensinasse latim, grego e matemática para os dois. Mais tarde comprou um cavalo para cada um, para que eles pudessem ir à cidade estudar.

Albert não ficou satisfeito com isso e, no ano seguinte, mudou-se para a cidade, para poder se dedicar mais aos estudos. Assim, ingressou em um colégio local. Pela sua muita dedicação e esforço, e como não era forte fisicamente, acabou adoecendo ao ponto de ter quase um colapso total. O seu médico recomendou que ele não abrisse um livro por um ano.

Depois de melhorar, retomou os estudos e, aos 16 anos, já estava trabalhando no colégio como professor e estava economizando para poder cursar a faculdade.

Aos 17 anos foi aprovado no exame do presbitério de London Ontario (composto por pastores e líderes das igrejas locais) e começou a estudar no seminário em Toronto. O seminário fazia parte de uma das faculdades da Universidade de Toronto, e era necessário 3 anos do curso de Letras, antes de poder estudar teologia. Simpson entrou já cursando o terceiro ano, e logo estava pregando nas igrejas locais. Pagava as suas mensalidades com bolsas que ganhava em vários cursos acadêmicos.

Aos 18 leu o livro "O progresso da religião da alma" de Doddrige, o qual recomendava que se escrevesse um pacto com Deus. Passou um dia em jejum e oração, no qual escreveu detalhadamente em 3 páginas o seu compromisso com Deus e as bênçãos que esperava de Deus. Assinou, selou e, desde aquele dia, cumpriu fielmente ao seu compromisso com Deus.

Simpson estava tendo dificuldades em pagar o dormitório da faculdade e, por isso, juntamente com o seu irmão Howard, alugou um quarto na casa de John Henry, presbítero da igreja que freqüentavam, onde conheceu Margaret, filha mais velha da família, a qual tornar-se-ia sua esposa.

Em 1865, aos 21 anos, completou o curso de teologia e logo aceitou o pastorado da igreja de Knox em Hamilton, Ontario. foi ordenado ao ministério no dia 12 de setembro de 1865, e no dia seguinte, casou-se. O casal teve 4 filhos e 2 filhas (Albert Henry, Melville, James, Mabel, Margaret, Howard).

Simpson era tão dedicado ao ministério, que novamente sua saúde foi afetada em 1863 e foi-lhe recomendado 2 meses de descanso. Mas Simpson ficou apenas 1 mês.

Em 1874 aceitou trabalhar na Igreja presbiteriana da Rua Chestrut em Louisville, Kentucky, EUA, onde a ênfase do seu ministério e o lema de sua pregação era: "Jesus somente". Nos primeiros meses centenas de pessoas se converteram ao Senhor. Seu ministério foi abençoado e começou também uma reunião semanal com os pastores da cidade, onde oravam pelas almas perdidas, fazendo campanhas em conjunto com outras igrejas. Simpson chegou a alugar o auditório da Biblioteca Municipal, onde se reuniam semanalmente 200 pessoas de todas as classes de Louisville.

Em novembro de 1879 assumiu o pastorado da Igreja Presbiteriana da Rua 13 em Nova York. Era uma igreja rica e prestigiada, onde Simpson tentava convencer a Igreja de que era preciso alcançar o povo que estava ao redor (Atos 1:7,8). A igreja o apoiava quando se tratava de edificação do corpo, mas não se esforçaram na obra evangelística, e nem saudaram com alegria os convertidos que eram pobres, imigrantes; enfim, os menos favorecidos. Simpson pregava também o batismo por imersão, o qual deixou a igreja indignada.

Ficou nessa igreja apenas 2 anos e, vendo que a liderança não concordava com seu ministério, decidiu sair da igreja para poder levar o Evangelho ao povo. Deixou uma igreja prestigiada, um bom salário e partiu para um ministério aparentemente sem garantia, com uma grande família para sustentar. Todos diziam que ele havia errado, mas Simpson estava fazendo aquilo que Deus tinha proposto para ele.

Em novembro de 1881 alugou uma sobreloja e começou a realizar os cultos. No início havia apenas 7 pessoas. Mas foi realizando 3 cultos aos domingos, e dois todos os dias da semana. À tarde havia reuniões para treinar líderes e à noite fazia pregações nas ruas, antes do culto. Seu objetivo era alcançar os não-alcançados, não importando a raça, classe social ou cor.

Em pouco tempo precisaram alugar um cinema aos domingos, e mais adiante, comprou uma tenda enorme que colocou nas principais esquinas da cidade. Muitas campanhas evangelísticas foram feitas com muitas conversões e curas.

Em 1883 alugaram o famoso Madison Square Garden para uma campanha evangelística e, em 1889, finalmente conseguiram um lugar permanente na Rua 44. Instalaram o Tabernáculo do Evangelho, o Instituto Missionário, uma livraria e casa publicadora, um lar para pobres, bêbados, abrigo para mães solteiras e orfanato.

Simpson já estava publicando uma revista quinzenal de missões mundiais, além de livros, folhetos, hinos e poesias.

Em 1886 começaram as Conferências Missionárias - uma em Nova York e outra em um acampamento em Old Orchard Beach, Maine, durante o verão. Foi aí que organizaram a Aliança Cristã, e a Aliança Missionária, em 1887; que mais tarde se uniriam e passariam a se chamar "Aliança Cristã e Missionária". Em 1889, a ACM foi organizada também no Canadá. Foram treinados vários obreiros, que saíram pelo mundo afora para pregar o evangelho à toda criatura.

Simpson foi convidado várias vezes para pregar na Europa e, em 1893, também visitou os obreiros da Índia, China e Japão. Em 1910 visitou a América Latina, fazendo paradas no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Equador.

Faleceu no dia 29 de outubro de 1919. O seu princípio de trabalho missionário era:

  • não social, mas evangelístico;
  • visar os povos não-alcançados;
  • enviar pessoas treinadas e qualificadas (sem salários, mas de ofertas);
  • ensinar os cristãos a ofertar para a obra;
  • estabelecer e deixar a igreja com liderança nacional.

Aliança no mundo

1.108 missionários em 49 países
15.514 igreja locais em 66 países
17.754 líderes locais (ordenados ou não)
2.5 milhões de membros
350.000 membros nas 2.000 igrejas nos EUA

.
Acesso Rápido Departamento de Missões - Tiquico Online
Official C&MA web site (em inglês)
Official C&MA in Brazil web site (em inglês)