Igreja Aliança Cristã e Missionária do Aeroporto
São Paulo - Brasil
The Christian and Missionary Alliance... all for Jesus
Leia aqui nossas reflexões semanais...
.
Home..
.
Quem somos..
.
Nossa marca..
.
Onde estamos..
.
Horários e Avisos..
.
Nossa Oração..
.
Álbum de Fotos..
.
Links & E-mails..
.
Palavra Pastoral..
.
Minuto Missionário..

Palavra Pastoral

Nova Criatura

“De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.” Gálatas 6.15

Gálatas é uma epístola na qual podemos perceber nitidamente a vigorosa resistência do apóstolo Paulo aos seus oponentes judeus legalistas. Tais pregadores procuravam acusar o apóstolo Paulo de proclamar uma mensagem ‘mundana’, ou seja, não era palavra divina o que Paulo anunciava. Por que lhe faziam tanta oposição? Por que não aceitavam a mensagem do apóstolo Paulo? A resposta é: tais pregadores judeus não aceitavam a salvação como presente oferecido por Cristo. Rejeitavam a possibilidade de serem considerados “filhos de Deus” apenas recebendo pela fé os benefícios advindos da morte e ressurreição de Jesus Cristo. A base da religião judaica estava no mérito humano. A filiação a Deus estava baseada na obediência a lei entregue ao povo através de Moisés.

A proclamação de Paulo vai contra qualquer mérito humano como base para comunhão com Deus. Seu argumento é: “o que importa é ser uma nova criatura”. Qual o significado desta afirmação para os judeus da época de Paulo? Como entenderiam essa declaração?

Quando um não judeu (gentio) se convertia ao judaísmo era chamado de prosélito. O prosélito, ou seja, o convertido, era considerado uma “nova criatura”. Sua conversão marcava um novo início de vida, a tal ponto, que podia casar novamente, inclusive com um parente, pois era considerada “nova pessoa”.

Para o apóstolo Paulo, “ser uma nova criação” é considerar o mundo crucificado para si e estar crucificado para o mundo (v.14). A ordem antiga, de obras e méritos para a salvação foi crucificada com Cristo, ou seja, perdeu seu valor. Agora, como nova criação, os pecados passados foram apagados completamente, vivemos pela fé na realização de Cristo. Participamos completamente dos benefícios de sua morte e ressurreição. “O que importa é ser uma nova criatura”. Você é uma nova criação ou ainda vive na velha ordem?

Pr. Marcos Tiburcio


Índice

.
Acesso Rápido Departamento de Missões - Tiquico Online
Official C&MA web site (em inglês)
Official C&MA in Brazil web site (em inglês)